C O N T E C H

Contech, resolvendo os dilemas da sustentabilidade industrial.

A Contech se propõe a resolver os dilemas da sustentabilidade industrial conciliando processos avançados de tratamento com inteligência química e mecânica.

Independente das peculiaridades de cada segmento ou nicho de mercado, fato é que são muitos os desafios da indústria de Celulose & Papel na atualidade, entretanto, sobressaem-se seis deles que, sem sombra de dúvidas, são determinantes para criação de valor:

1. Perda de eficiência das máquinas com o tempo;
2. Deficiência dos atributos de qualidade (ex. furos papel);
3. Elevado consumo energético (fontes não-renováveis);
4. Toxicidade para saúde humana (materiais carcinogênicos); 5. Elevados custos de tratamento da água (regulamentação); 6. Impactos ambientais (disposição de resíduos).

Para enfrentá-los, urge que seja oferecido ao mercado

um conjunto de estratégias químicas e mecânicas inovadoras, capazes de atacar de maneira efetiva e sinérgica a questão da sustentabilidade industrial.

Com o propósito de criar soluções sustentáveis Inteligentes para processos industriais, a Contech se voltou para o desenvolvimento de tecnologias de tratamento de contaminantes e reuso de águas residuárias no processo, muito embora a plataforma tecnológica da empresa contemple ainda soluções em desenvolvimento para as áreas de controle de processos e derivatização de subprodutos.

Todas as tecnologias são protegidas por patentes e fazem parte do conceito chamado 3WAY® que encara o problema de contaminação (orgânica e inorgânica) no processo papeleiro de forma “holística”, considerando-se que não se pode agir somente no “efeito” (quando o depósito já está formado, comprometendo a produtividade), mas também nas “causas” que levam à formação desses depósitos.

Neste sentido, empregam-se três tecnologias conjugadas através de um “sistema híbrido”, atacando tanto o “efeito” através do sistema de tratamento das vestimentas e partes de máquina, como também as “causas” ao se tratar simultaneamente a massa (polpa celulósica) e as águas residuárias, possibilitando o seu reuso dentro do próprio processo.

A ação integrada deste sistema híbrido de tratamento permite não só o controle efetivo dos contaminantes

em fábricas de papel e celulose, mas sobretudo o maior fechamento do circuito de águas pela depuração contínua, evitando-se sobrecarregar as Estações de Tratamento de Efluentes e de Água (ETE/ETA) e o consumo desnecessário de água captada de rios ou da rede pública de abastecimento. Este é um aspecto altamente desejável devido à tendência observada nos últimos anos de escassez de água com o consequente aumento do custo de captação e tratamento.

Ademais, ao se fechar cada vez mais o circuito de águas, acarreta-se o agravamento dos problemas de depósitos pelo acúmulo dos contaminantes de processo, tais como o “pitch” e “stickies”, oriundos das resinas naturais da madeira e da fibra reciclada, respectivamente. Sendo assim, para se manter os níveis de produtividade e qualidade do papel, acaba-se aumentando a dosagem dos aditivos químicos, elevando-se ainda mais os conteúdos de sólidos orgânicos e inorgânicos.

Este é o dilema que a Contech se propôs a resolver com o conceito 3WAY® a fim de trazer soluções sustentáveis inteligentes para processos industriais. Conheça as tecnologias que integram processos avançados de tratamento com inteligência química e mecânica!

A solução recentemente lançada envolve a conjugação de processos avançados de tratamento, cuja performance é significativamente superior ao “estado da técnica”. Vejamos seus principais atributos.

Processo de Limpeza Avançada: realiza a limpeza dos depósitos de contaminantes presentes nas vestimentas (feltros e telas) ou demais partes das máquinas (rolos, caixas de sucção, etc.) através de de vapor e produtos químicos biodegradáveis para produzir uma solução com elevado poder de detergência. Este é um processo consagrado pelo mercado, contando com inúmeros estudos de caso que atestam aumentos médios de produtividade da ordem de 3%*, ganhos na vida útil das vestimentas de mais de 20%*, reduções ao redor de 3%* do consumo específico de vapor e a eliminação das paradas de máquina.

Processo de Adsorção Avançada: permite atingir níveis de fixação e “detackficação” nunca almejados pelos produtos convencionais, removendo-se boa parte dos contaminantes do circuito de preparo de massa junto com as fibras e sem efeitos colaterais. Configura-se uma inovação disruptiva com um “mix” de adsorventes envolvendo uma micropartícula sintética inédita para o controle de pitch e stickies (substituto do talco), um equipamento termodinâmico capaz de promover a homogeneização e fricção entre os slurries, maximizando a exposição dos sítios ativos de adsorção e ainda a ação conjunta com polímeros (organofilização in situ) potencializando a eficiência. O gráfico a seguir evidencia a fixação com até 70%* de eficiência, enquanto os programas similares não passavam dos 20%*!

*Os ganhos variam de acordo com outras caracteristicas únicas do processo.

Processos Avançados de Reuso: o foco reside na segregação de “correntes residuárias complexas”, evitando-se o descarte para ETE que acaba por “propagar o problema”, elevando-se os custos de tratamento. Normalmente correspondem a volumes inferiores a 203m /h, sendo tratadas e reaproveitadas dentro do próprio processo, como make up de água fresca industrial nos casos de regimes fechados de circuito de águas ou até mesmo em aplicações mais “nobres”, tais como água DESMI.

Estas correntes são mapeadas para se determinar a “recalcitrância” dos poluentes orgânicos e o nível de inorgânicos. Assim, define-se um ou mais processos avançados de reuso como filtração por membranas (ultrafiltração seguida da osmose reversa), oxidação avançada e/ou destilação. No entanto, o “pré-tratamento”, através do reator de fluidos multioxidativo, constitui o principal desafio superado por este sistema.

Evidentemente que para se atingir os resultados ideais em termos de controle de contaminantes deve-se conjugar os 3 processos avançados aqui apresentados na mesma solução, atacando “efeito” e “causas” ao mesmo tempo. Esta é a solução mais inteligente, com uma proposta de valor “única” para atacar alguns dos principais desafios da indústria de celulose e papel.

Somente quando a inovação e sustentabilidade caminham juntas é que temos condições de lançar as bases para as tecnologias disruptivas florescerem. A estratégia de “hibridização tecnológica” (o 3WAY®) está aí para comprovar essa ideia.

Ricardo Barreto, Diretor executivo, Ecosign Inovações Tecnológicas Ltda.
Ricardo Barreto, Diretor industrial, Contech Produtos Químicos Biodegradáveis S.A.
Tecnologias Ecosign objeto de licenciamento para Contech Produtos Químicos Biodegradáveis S.A. Janeiro de 2021, Valinhos, São Paulo – SP, Brasil

Related posts