I N O V E

Pesquisa & Desenvolvimento

Da parceria com o meio acadêmico e outras instituições, o Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Tecnologia da empresa (CDT)® garante ao mercado soluções patenteadas de tratamento com base em nanobiotecnologias avançadas e produtos customizados em conformidade com os meios de aplicação mais eficientes de acordo com a receita de fabricação de cada cliente, visando os melhores índices de retorno sobre o investimento.

Inovação tecnológica

A plataforma tecnológica da Contech se volta estrategicamente para o campo da sustentabilidade industrial, com destaque para o controle de contaminantes e o tratamento das águas de processo para reuso. Por tratar-se de inovações disruptivas, os avanços propiciam significativos saltos em performance.

Sustentabilidade industrial

O ciclo virtuoso de crescimento da Contech deve-se em grande parte à trajetória tecnológica de sucesso, responsável pela consolidação da liderança no tratamento químico de vestimentas em máquinas de papel e celulose, bem como ao aprimoramento contínuo de especialidades químicas para atender às crescentes demandas do setor. Essa plataforma tecnológica se volta estrategicamente para novas tecnologias no campo da sustentabilidade industrial, com destaque para o controle de contaminantes para o tratamento das águas de processo visando o reuso. Por tratarem-se de inovações disruptivas, os avanços propiciam aos clientes saltos significativos de performance.

Controle de contaminantes

Agir na “causa” e no “efeito” da formação dos depósitos é fundamental para atacar o problema de pitch e stickies em fábricas de papel e celulose. A tecnologia da Contech, recentemente patenteada, integra:

  • Novo mix de micropartículas adsorventes (substitui o talco);
  • Sistema termodinâmico que maximiza os sítios ativos;
  • Ação sinérgica com fixantes: organofilização in situ;
  • Melhor efeito de “detackficação” do mercado.
Contaminantes depositados no feltro, antes e depois do tratamento.

Tratamento das águas do processo

O foco da empresa está na identificação e segregação das correntes residuárias complexas, conjugando as tecnologias mais avançadas para propiciar o reuso dentro do próprio processo industrial, especificamente na “água branca ou clarificada” em P&C.

  • Evita o consumo desnecessário de água;
  • Reduz o uso de produtos químicos na ETE;
  • Propicia maior fechamento do circuito de águas;
  • Provê água de elevada pureza para aplicações nobres.