C O N T E C H

Contech conquista nova patente para sistema inteligentes de processamento para tratamento de vestimentas

A Contech Produtos Biodegradáveis acaba de receber uma nova patente, cuja concessão foi publicada em 11 de julho de 2023. Com validade de 20 anos, a patente BR 102020017229-8 refere-se ao SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS INTELIGENTE PARA O TRATAMENTO CONTÍNUO DE VESTIMENTAS. Essa patente abrange não apenas o tratamento das vestimentas, mas também partes das máquinas de papel e celulose. Ela está diretamente ligada a três métodos de machine learning ou curva de aprendizado de máquina que utilizam algoritmos de aprendizado e preditivos. Esses métodos foram desenvolvidos para otimizar as operações e monitorar parâmetros relevantes por meio da IoT (Internet das Coisas).

Essa nova patente impulsionará ainda mais o avanço tecnológico no processo produtivo das empresas de papel e celulose. Além disso, ela contribuirá para a detecção rápida de falhas e novas oportunidades, resultando em um aumento produtivo e financeiro significativo para a Contech e seus clientes. Com a utilização de modulação, simulação e estatísticas proporcionadas por essa inovação, será possível alcançar um alto desempenho no setor.

O sistema patenteado tem como premissa fazer previsões sobre a limpeza dos depósitos de contaminantes presentes nos feltros e telas por meio da aplicação de uma solução limpadora aquecida e pressurizada, com elevado poder de detergência. Isso ajuda a preservar consideravelmente a vida útil desses componentes, uma vez que a presença de depósitos orgânicos e inorgânicos pode comprometer o processo de drenagem e manutenção, resultando em aumento de custos de produção e perda de eficiência.

Com essa Patente de Invenção, será possível monitorar diretamente ou indiretamente alguns parâmetros de controle, utilizando a IoT. Isso é um dos principais pontos que apoiam a evolução, redução de custos, maximização da produção e entrega eficiente, no conceito de indústria 4.0 para o setor de papel e celulose. Essa patente permitirá a implementação de sistemas inteligentes de controle de processos, que possibilitam a coleta de dados, análise e geração de informações em tempo real, fundamentais para a tomada de decisões rápidas. Por meio de observações nas plantas de papel e celulose e com base no uso de modelos matemáticos, essa nova patente agrega ainda mais valor aos serviços prestados e ao desempenho das máquinas.

Related posts

Reciclagem de papel – dá para ser mais sustentável?

Com a Contech, a indústria de reciclagem de papel pode alcançar ainda mais sustentabilidade Mesmo o papel sendo considerado sustentável por ter uma origem renovável e por se tratar de um material altamente reciclável, existem alguns desafios no decorrer da sua produção...

Read More