I N O V E

Ecossistemas de inovação: Como o valor das empresas passou a ser de exclusivo a acionistas para todos os públicos de relacionamento da organização

A inovação como cultura de uma organização, proporciona um ambiente favorável à colaboração mútua, em que os profissionais podem visualizar oportunidades em extrair valor social e econômico do conhecimento, encontrando soluções para o mundo, através da instituição que os incentivou. Portanto, em função da transformação digital e da otimização dos processos corporativos, se faz necessário a criação de um novo ambiente que garanta uma atmosfera adaptativa e criativa, capaz de suprir todas as necessidades de forma descomplicada e simples.

Os efeitos do incentivo a inovação, refletem na estrutura organizacional das empresas. Embora desafiador, a relação mais dinâmica proposta por elas, sucede em cooperação entre os públicos alvos, promovendo a comunicação em níveis quantitativos profundos, devido a colaboração virtuosa entre os envolvidos, caracterizando uma cultura inovativa, estável e efetiva.

O conjunto de fatores que estimula essa interação, é chamado de ecossistema de inovação. Trata-se de polos criativos com o objetivo de impulsionar os resultados de projetos desenvolvidos por talentos, sendo eles partes interessadas da instituição, direta ou indiretamente. Com isso, é estimulado o aprendizado tanto para a comunidade local, quanto para seus clientes, fornecedores e demais públicos relacionados ao negócio em si. Isso se dá, pois, quanto mais avançado o polo tecnológico é, mais beneficiada a comunidade local vai ser.

Além de tudo, empresas que se dedicam à ecossistemas de inovação, estão mais habilitadas para acolher as necessidades de seus stakeholders (públicos de relacionamento), tornando-se referência em seu nicho de atuação.

Com a missão de oferecer soluções tecnológicas e inovadoras, e sistemas de aplicação que valorizam a colaboração e que cultivam relacionamentos de longo prazo com stakeholders, a Contech promove internamente o incentivo a inovação através de projetos como o programa Boas Ideias Contech – BIC, que apresenta ideias geradas por funcionários, prestadores de serviço direto e estagiários, referentes às questões voluntariamente levantadas como necessidade, oportunidades ou cases. O programa é pautado em pilares como inovação, sustentabilidade, integridade e conectividade. Fazendo com que, os colaboradores utilizem os recursos que detém, para atingir a melhoria contínua, otimizando os recursos naturais e de bens e serviços, tratando das habilidades de relacionamento entre todos os envolvidos na organização, respeitando o perfil de cada um e; colaborando e se adaptando ao novo, flexibilizando processos e facilitando a comunicação e a apresentação de novas soluções ao mercado de celulose e papel.

Por meio de estímulos como o programa BIC, a Contech produz inovações disruptivas que propiciam saltos significativos de performance do cliente no campo da sustentabilidade industrial. Uma vez que acelera processos, aperfeiçoa, e otimiza as relações com seus públicos, agregando valor à experiência.

Não obstante, a empresa investe consideravelmente parte de seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias, através de parcerias com o meio acadêmico e outras instituições, em seu Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Tecnologia (CDT)®, que oferece ao mercado de P&C soluções patenteadas de tratamento com base em nanobiotecnologias avançadas e produtos customizados, aspirando os melhores índices de retorno sobre investimento.

Dos efeitos positivos, pode-se destacar que, na medida que a empresa cresce, passa a ter potencial para contribuir de forma mais competente para com a sociedade. A aceleração da melhoria das ofertas por meio das inovações tecnológicas, permitem o progresso ilimitado de todos os envolvidos e cria valor através de parcerias estratégicas que fazem o negócio saltar em performance e eficiência.

Related posts