I N O V E

Descarbonização: a indústria deve servir de exemplo.

O uso de combustíveis fósseis – como o petróleo e o carvão, por exemplo – foi uma revolução tecnológica que beneficiou o avanço das indústrias e das pessoas em seu dia-a-dia. Porém, a queima destes combustíveis para gerar energia também emite gás carbônico (CO2) na atmosfera. Além de ser um poluente maléfico à saúde, ao se acumular em alguns pontos do planeta, ele é capaz de abrir buracos na camada de Ozônio – responsável por proteger a Terra dos raios solares – agravando, também, o efeito estufa.

Tendo conhecimento sobre as consequências da emissão de CO2, surgiu a necessidade da descarbonização: um processo de redução da emissão de gás carbônico na atmosfera. Além de tratados governamentais visando a viabilização e execução de projetos “carbono-neutro”, diversas empresas estão se mobilizando para suscitar novas tecnologias e soluções.

Entre os recursos que vêm surgindo, estão a produção de energia limpa – onde é emitido apenas o que o planeta é capaz de absorver – tecnologias que diminuem e até zeram a pegada de carbono, além de ações que resultam em sequestro do CO2 já existente na atmosfera, como a manutenção de florestas.

Na Contech, a preocupação com a sustentabilidade está presente tanto nos valores da empresa quanto em suas parcerias. Além de operar segundo os critérios da ONU através do ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a empresa segue desenvolvendo metas corporativas alinhadas com a governança ambiental e o crescimento sustentável. Tecnologias sustentáveis são desenvolvidas e incorporadas nos processos industriais de modo a poupar e reutilizar recursos – como, por exemplo, o tratamento das águas do processo e o controle de contaminantes a partir de um mix de adsorventes.

A Contech vê como essencial a existência da sinergia de pensamento e ação entre a empresa e os indivíduos que a compõem, principalmente na indústria papeleira, onde a conscientização ambiental interna favorece a sua propagação no cenário externo.

Tal sinergia foi citada anteriormente no blog Contech – confira na íntegra: https://www.contechbrasil.com/valores-integridade/

Related posts