I N O V E

Por que a integridade deveria ser a pedra angular de toda organização.

Empresas comprometidas com o ESG – Environmental, Social & Governance prezam por princípios de gestão relacionados às questões ambientais, sociais e de boas práticas de governança.


O consumo consciente é uma tendência mundial, e as empresas que aderem às causas da sigla tendem a prosperar, além de desenvolver uma boa relação com a sociedade. Entretanto, assumir obrigações de caráter moral exigem ética e responsabilidade sustentável, demandando à organização práticas de integridade.

Ter uma empresa íntegra significa possuir uma sinergia de pensamento e ação entre a empresa e os indivíduos que a compõem. O resultado é uma conduta ética e transparente acontecendo em todos os níveis.


Uma empresa é uma estrutura social complexa, e das relações comerciais ao cumprimento das leis e normas é necessário construir um ecossistema virtuoso para poder se constituir como íntegra.


Empresas comprometidas com a integridade estabelecem e cumprem um propósito de respeito para/com a sociedade, seus funcionários e a comunidade onde está inserida, seja através de regulamentações ou de ações sociais e sustentáveis em geral. Na Contech, os princípios da sigla são presentes através do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Veja exemplos em que a integridade conta como ponto forte das organizações que se comprometem com o ESG:


1 – Buscar e incentivar colaboradores que têm integridade própria.
Como uma característica fundamental de caráter em relação ao modo de comportar-se, integridade é a qualidade do que é de conduta reta, ética e honesta. Os colaboradores devem agir de acordo com a verdade, fazendo aquilo que é correto e verdadeiro, não o que é necessariamente mais rápido ou fácil.

2 – Conte com um sistema de conformidade
A implantação de um programa de conformidade corporativo mitiga erros e vícios perigosos, promove virtudes e monitora as melhores práticas. Se trata de um mecanismo de prevenção e inclusive punição de internos ou terceiros em relação a atos fraudulentos ou de corrupção.


3 – Evitar um ambiente nocivo
Incentive a cocriação, a confiança e o diálogo. Promova a conexão entre as pessoas e a capacitação. Bons conflitos geram ideias, e isso é benéfico para agilizar a comunicação e processos.


Os colaboradores devem ser estimulados a dar feedback, e a terem uma postura autêntica e transparente em suas relações – seja com colegas ou clientes.


Empresas comprometidas com o ESG trabalham em projetos que promovem melhorias operacionais que tragam mudanças significativas para seus públicos de relacionamento.
A integridade é tida como um dos valores cultivados em todas as empresas com o ESG, como a Contech, podendo-se dizer que é a pedra angular para toda a cultura destas organizações.

Como você e a sua equipe têm buscado a integridade? Quais elementos sua empresa possui para manter todos alinhados? Consegue identificar como isso impactaria o seu cliente?

Related posts