I N O V E

Sustentabilidade – uma jornada que vale a pena

Hoje em dia muito se fala sobre sustentabilidade – marcas veganas, embalagens biodegradáveis, produtos retornáveis e todo tipo de logística para um baixo impacto ecológico.
Tratando de etimologia, a palavra “sustentável” tem origem no latim sustentare, que significa “sustentar”, “conservar” e “apoiar”. Pensar em sustentabilidade significa pensar em algo que possa ser mantido, sustentado de forma duradoura, nos conectando com um futuro melhor e mais ético para as próximas gerações.
Para que um empreendimento seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:

  • Ecologicamente correto;
  • Economicamente viável;
  • Socialmente justo, e
  • Culturalmente diverso.
    Estas características devem ser visadas em diversas etapas do processo fabril: desde a escolha da matéria prima, a emissão de carbono proveniente da sua manipulação, a possibilidade de reutilização e/ou reciclagem, a destinação final e, é claro, a logística necessária para tal. Assim, as organizações são capazes de avançar na jornada sustentável em todos os níveis.
    Visando atender todo o seu público de relacionamento de forma responsável, a Contech opera de acordo com os critérios ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), é certificada pela ISO 14001 e possui o selo verde IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza). Desta maneira, a empresa se mostra como colaboradora essencial para com a indústria de celulose e papel – dando o exemplo como organização e promovendo sustentabilidade através de suas soluções.
    Atualmente, a Contech está trabalhando no incremento da sua linha “green”- que consiste na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções sustentáveis para o mercado, ofertando produtos que podem substituir os químicos utilizados no processo produtivo por alternativas biodegradáveis e não nocivas à saúde humana. Hoje a empresa já conta com 50% de suas matérias primas oriundas de fontes renováveis.
    A economia circular também se faz presente dentro da empresa, onde os contêineres químicos passam por uma logística reversa, reutilizando o mesmo material 5 vezes antes do seu descarte final. Além disso, os resíduos produzidos pela empresa são vendidos e revertidos para novas ações sustentáveis locais como um ecoponto próprio e campanhas de educação ambiental.
    Sua empresa é familiarizada com algum destes conceitos? Acompanhe as redes da Contech e fique por dentro das metas sustentáveis às quais fazemos parte – e que a sua organização também pode aderir!

Related posts