I N O V E

Circuito de águas fechado e com reutilização da água para o processo não é utopia: com a Contech, é realidade.

Comprometida com seu propósito de tornar o setor de celulose e papel a indústria sustentável do futuro através de suas soluções, a Contech traz para o mercado um mix de inovações tecnológicas que, quando combinadas, proporcionam o aumento da produtividade da máquina e qualidade final da folha, além da diminuição dos custos operacionais e remediação de questões ambientais.

Com a iminência da escassez da água e consequente elevação dos custos de captação e descarte, a possibilidade de reúso de águas residuárias propicia não somente o enquadramento ambiental, como a maior eficiência da indústria.

Ao fechar cada vez mais o circuito de águas, acarreta-se o agravamento dos problemas de depósitos pelo acúmulo dos contaminantes de processo, tais como o “pitch” e “stickies”, oriundos das resinas naturais da madeira e da fibra reciclada, respectivamente. Sendo assim, para manter os níveis de produtividade e qualidade do papel, acaba-se aumentando a dosagem dos aditivos químicos, elevando-se ainda mais os conteúdos de sólidos orgânicos e inorgânicos.

Sanando o problema, a Contech desenvolveu uma tecnologia oxidativa avançada a partir da aplicação do catalisador FENTOX® um reator multioxidativo próprio, capaz de remediar contaminantes de difícil degradação, resistentes ao tratamento biológico e presentes em águas de processo:


Processos Avançados de Reúso

O foco reside na segregação de “correntes residuárias complexas”, evitando-se o descarte para ETE que acaba por “propagar o problema”, elevando-se os custos de tratamento. Normalmente correspondem a volumes inferiores a 20m/h, sendo tratadas e reaproveitadas dentro do próprio processo – como make up de água fresca industrial nos casos de regimes fechados de circuito de águas, ou até mesmo em aplicações mais “nobres”, tais como água DESMI.

Estas correntes são mapeadas para se determinar a “recalcitrância” dos poluentes orgânicos e o nível de inorgânicos. Assim, define-se um ou mais processos avançados de reúso como filtração por membranas (ultrafiltração seguida da osmose reversa), oxidação avançada e/ou destilação. No entanto, o “pré-tratamento”, através do reator de fluidos multi oxidativo, constitui o principal desafio superado por este sistema.

Essa tecnologia é uma das soluções do conceito 3WAY®, proposto pela Contech para trazer alternativas sustentáveis inteligentes para processos industriais. Agindo tanto no efeito quanto na causa dos contaminantes, através de etapas de limpeza, adsorção e reúso avançados, é possível atingir resultados nunca vistos antes na indústria papeleira.

Entre em contato e saiba mais!

Related posts

Qual a atribuição do papel em um mundo digitalizado?

Criado no intuito de viabilizar o registro e compartilhamento de informações, o papel tem em sua essência a comunicação. Através dele é que foi possível a expansão do conhecimento, resultando em inúmeros benefícios para a humanidade. Ao deixar de...

Read More

Contech lança novos produtos e tecnologias durante a 54° ABTCP

Na primeira semana de outubro acontecerá o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, evento promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). O Congresso, tradicional para o setor florestal e de C&P, retorna após 4...

Read More

Papel com maior resistência mecânica e menor consumo de recursos: o futuro da indústria de embalagens

Em um mundo – e mercado – cada vez mais competitivo e exigente, produzir papéis de embalagem com excelência deixou de ser um diferencial, se tornando uma necessidade. Sendo assim, o fabricante precisa contar com muito mais do que...

Read More