
A demanda crescente e o esgotamento das fontes convencionais
A demanda por água no Brasil deverá crescer nos próximos anos em função do crescimento populacional, intensificação das atividades econômicas e efeitos das mudanças climáticas. Embora o país seja rico em água, grande parte da população está distante das regiões com maior disponibilidade hídrica. A segurança hídrica brasileira depende muito dos aquíferos — responsáveis por 97% da água doce líquida disponível no planeta — e abastecendo 52% dos municípios, sendo única opção para muitos deles.
Em 2022, a retirada total de água no Brasil foi de cerca de 2.035,2 m³/s, ou 64,18 trilhões de litros/ano — com 84% desse volume destinado à irrigação (50,5%), abastecimento urbano (23,9%) e indústria (9,4%). No entanto, grandes perdas pelo sistema de distribuição (cerca de 38%) e a falta de tratamento de esgoto (mais de 100 milhões sem coleta e apenas 44,9% do esgoto tratado) agravam a escassez.
Estudos apontam que o Brasil pode perder até 40% de sua disponibilidade hídrica até 2040, se os cenários de mudança climática persistirem.
Diferença entre “água residual tratada” e “água de reúso”
- Água residual tratada é a água resultante do tratamento de águas residuais urbanas, industriais ou pluviais, tornando-a adequada para usos específicos.
- Água de reúso é o uso dessa água tratada em atividades como irrigação, limpeza, processos industriais — ou seja, refere-se à aplicação desse recurso reaproveitado.
É seguro utilizar a água de reúso?
Sim, desde que o tratamento seja apropriado e compatível com o uso pretendido. A água de reúso não é potável no Brasil atualmente, mas pode ser usada com segurança em lavagem de ruas, irrigação, processos industriais e geração de energia.
Porém, ainda faltam regulamentações nacionais claras: apenas alguns estados (Bahia, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal) avançaram no tema. Segundo revisão especializada, sete estados possuem legislação específica, mas ainda há lacunas normativas em âmbito nacional.
Como a água é tratada para reúso
O tratamento geralmente passa pelas seguintes etapas:
- Pré-tratamento (remoção de sólidos grosseiros)
- Tratamento primário (sedimentação)
- Tratamento secundário (biológico)
- Tratamento terciário (remoção de nutrientes e filtragem)
- Desinfecção (cloro, UV, ozônio)
- Tratamentos avançados (quando necessários): membranas ou osmose reversa
A cor roxa como sinal de alerta
No Brasil (e internacionalmente), tubulações, válvulas ou conexões que transportam água de reúso são padronizadas com cor roxa, para indicar que o recurso não é potável, prevenindo usos inadequados e prevenindo riscos à saúde.
Iniciativas, curiosidades e potencial no Brasil
- Estima-se que o reúso de esgoto tratado no Brasil atual equivalente a 2 m³/s, atendendo cerca de 800 mil habitantes, com potencial de chegar a 10–15 m³/s até 2030 e até 175 m³/s em longo prazo.
- O desperdício de água potável no país chega a quase 40%, o suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.
- A prática de “eco-casas” com captação de água de chuva para uso não potável é rara no Brasil, mas está ganhando atenção.
- O Instituto Reúso de Água (IRdA) e documentos como as “Diretrizes para o Reúso de Água no Brasil” (2025) atuam como base técnico-científica para orientar uma regulamentação futura.
Sobre a Contech
A Contech conta com um time especializado em soluções de tratamento de água para Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações de Tratamento de Água (ETA) e tecnologias exclusivas no tratamento de efluentes orgânicos, como o Sistema Multioxidativo, além de produtos químicos exclusivos para um tratamento adequado e personalizado de acordo com a demanda de cada cliente.
Para saber mais, acesse www.contechbrasil.com e entre em contato com nosso time para um atendimento personalizado.
Referências
- Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). (2024, 2 de fevereiro). Relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2023 – Informe Anual. Relatório. Serviços e Informações do BrasilPortal Saneamento Básico
- Brasil Escola. (s.d.). Água de reúso. Por Vanessa Sardinha dos Santos. Brasil Escola
- Embrapa. (s.d.). Reúso de Água no Brasil. Portal Digital Water. digitalwater.com.br
- Instituto Trata Brasil. (2020). A revolução das águas subterrâneas no Brasil. bkp-trata.aideia.com
- Instituto Trata Brasil. (2022). Falta de saneamento básico prejudica potencial de uso das águas subterrâneas. tratabrasil.org.br
- Scimago Institutions Rankings. (2020). Água de reúso: uma alternativa sustentável para o Brasil. Espaço Aberto, 25(6). SciELO
- Saneamento Básico. (2025). Panorama regulatório do reúso de água. Portal Saneamento Básico
- IRdA (Instituto Reúso de Água). (2025). Diretrizes para o reúso de água no Brasil. reusodeagua.org
- 123ecos.com.br. (2024). Reúso de água – o que é, como fazer, vantagens e exemplos. 123 Ecos – ECOPÉDIA
- Bem Paraná. (2025, 7 de agosto). Reúso de água é uma importante alternativa para o futuro hídrico no Brasil.