Portfólio

O pioneirismo na apresentação de soluções exclusivas e diferenciadas faz parte da história da Contech. Marcada pelo desenvolvimento de um sistema de tratamento contínuo de feltros e telas, patenteado pela companhia, a empresa é hoje referência de qualidade pois apresenta resultados significativos para as indústrias de papel e celulose.

PRODUTOS

SOLUÇÕES EXCLUSIVAS PARA CELULOSE

Facilitam a penetração do licor de cozimento nas fibras e a consequente remoção dos extrativos. Promovem melhorias no processo e na qualidade da celulose.

Controlam a formação de espuma em sistemas de produção de celulose. Podem promover aumento de drenagem auxiliando a lavagem da celulose, reduzindo perdas alcalinas e otimizando o teor de sólidos enviados para queima.

Atuam na redução de tensão superficial e viscosidade proporcionando uma maior eficiência na remoção da água livre da massa celulósica. Podem ser aplicados tanto na lavagem alcalina quanto na máquina desaguadora.

Aumentam a eficiência de sedimentação dos sólidos suspensos, promovendo uma maior eliminação de substâncias indesejáveis do processo. Asseguram melhorias nas operações da caustificação.

Promovem o aumento do teor seco da torta e maior qualidade do produto enviado para o forno de cal, o que é fundamental para o processo e redução do consumo de energia.

Atuam na dispersão das partículas de pitch por meio de agentes tensoativos e emulsionantes. Agem na detacficação dos contaminantes evitando aglomeração e facilitando a remoção na lavagem da celulose.

Previnem a formação de incrustações provocadas por carbonatos, sulfatos, oxalatos, silicatos etc. Atuam na complexação de íons metálicos indesejáveis presentes no processo e dificultam a precipitação de sais inorgânicos.

Atuam complexando os íons metálicos polivalentes do meio de modo a prevenir os efeitos nocivos destes metais no processo de branqueamento da polpa celulósica com peróxido de hidrogênio. Auxiliam na diminuição do consumo de produtos químicos empregados no branqueamento.

Auxiliam na estabilização do processo e na manutenção da viscosidade adequada do meio visando alcançar o máximo de eficiência no branqueamento. Podem ser usados em substituição ao sulfato de magnésio, trazendo benefícios quanto à sua aplicação e eficiência.

SOLUÇÕES PARA PAPEL E CELULOSE

A linha de antiespumantes base água apresenta excelentes resultados e elevada eficiência tanto na quebra da espuma formada na água das máquinas (knockdown) como no seu efeito de persistência. Atua na diminuição e prevenção da formação de espuma nos sistemas de fabricação de papel e pode ser aplicada, também, no tratamento de efluentes.

Atuam na redução do tamanho das partículas contaminantes e na diminuição do tacky. Resultam em um processo mais limpo e uma polpa de maior qualidade.

Atuam na redução do tamanho das partículas contaminantes e na diminuição do tacky. Resultam em um processo mais limpo e uma polpa de maior qualidade.

Atuam na dispersão dos contaminantes por meio de mecanismos de solvência e poder sequestrantes. Promovem a redução do tamanho dos contaminantes para a escala coloidal permitindo que produtos microfixantes atuem na sua eliminação do processo. Podem ser aplicados como auxiliares de repolpação.

Agem ancorando as partículas coloidais, de modo a microfixar os contaminantes nas fibras celulósicas e promover sua eliminação do processo. Promovem melhora no desempenho produtivo e na qualidade do produto final.

Minimizam o consumo da energia de refino requerida no processo e são adequados ao tratamento de todos os tipos de fibras, virgens ou recicladas.

Efetivo na limpeza contínua para remoção de finos, de resistência a úmido, pitch, colas, stickies, carbonatos e outros contaminantes encontrados nas telas formadoras e feltros.

Efetivo na remoção de resinas, adesivos e finos, cargas e outros contaminantes impregnados durante a secagem. Promove a redução do consumo de vapor, aumento da vida útil das telas e melhoria da qualidade do produto final.

TRATAMENTO PREVENTIVO PARA FELTROS E TELAS FORMADORAS

Impede a aderência de contaminantes por meio da formação de uma camada de proteção na superfície dos feltros e minimiza a incidência de furos e defeitos na folha de papel.

Produz uma superfície na vestimenta que repele efetivamente os stickies e o pitch. O residual de produtos segue para as partes do sistema e atua n a redução da aderência em lâminas, rolos e caixas de sucção. Resulta no aumento da produtividade e qualidade do produto final.

Previne o acúmulo de pith e stickies. Forma uma superfície protetora sobre os rolos e as caixas de sucção, impedindo que as substâncias aderentes se depositem. Promove melhorias no processo.

Contribuem com as características de maciez, resistência e absorção do produto final. Podem ser aplicados tanto na parte úmida da máquina (wet-end) quanto na superfície do papel (spray-on).

Atuam na melhora da qualidade da água branca aumentando o desempenho das etapas de coagulação e/ou floculação, de modo a promover alta eficiência de separação dos sólidos e clarificação.

Limpeza de equipamentos de polpação, misturadores, tanques, calhas e defletores, mesa fourdrinier, tubulações e outros equipamentos. Removem limo, ceras, pitch, depósitos de cálcio e bário, fibras, cargas, incrustações e outros aditivos do processo fabril.

Ajuda na umectação dos sólidos e remove o látex do coater, do dandy roll (rolo bailarino) e das estruturas de aço, preservando o equipamento fabril.

Limpa a superfície por alta pressão, removendo as sujidades.

Fornecimento de produtos desenvolvidos visando elevado desempenho nos processos de:
• Combate à espuma com a aplicação de antiespumantes base água;
• Coagulação e/ou floculação visando alta eficiência de clarificação;
• Adensamento de lodo;
• Controle de bactérias filamentosas (no caso de crescimento excessivo).

Melhoram as propriedades de resistência a seco do produto final, permitem a redução e/ou eliminação do uso de amido, bem como compensam oscilações na qualidade da matéria-prima no processo. Essa aplicação propicia ganhos com redução de gramatura e aumento de produtividade.

Atuam melhorando as propriedades de resistência a úmido do papel, auxiliam no processo de retenção e drenagem, promovem a diminuição de custos com produtos químicos e uma maior qualidade do processo e do produto final.

Atuam absorvendo a radiação ultravioleta e re-emitindo luz azul de modo a compensar a tonalidade amarela do papel, aumentando a qualidade do produto final quanto à brancura e alvura.

Portfolio